PUBLICAÇÕES

INFORMAÇÕES GERAIS: PL 1.179 APROVADO PELO SENADO FEDERAL

INFORMATIVO: Informações Gerais Coronavírus – PL 1179/2020.

 

Ref. PL 1179/2020 é aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado.

 

O Projeto de Lei 1179/20, que cria regras transitórias para as relações jurídicas privadas durante a pandemia de Covid-19, como contratos, direito de família, relações de consumo e entre condôminos, será encaminhado à sanção do Presidente da República.

 

Destacamos os principais pontos do Projeto aprovado:

 

 

· Locação de imóveis:

Ficará proibida a concessão de liminares apenas nas hipóteses de ações de despejo ajuizadas a partir de 20 de Março de 2020 nas situações abaixo descritas:

 

. descumprimento do mútuo acordo, celebrado por escrito e assinado pelas partes e por duas testemunhas, no qual tenha sido ajustado o prazo mínimo de seis meses para desocupação, contado da assinatura do instrumento;

 

. desocupação do imóvel ocupado em razão de contrato de trabalho do locatário com o locador;

 

. permanência do sub-locatário no imóvel, extinta a locação, celebrada com o locatário;

 

. não apresentação de nova garantia apta a manter a segurança inaugural do contrato;

 

. término do prazo da locação não residencial, tendo sido proposta a ação em até 30 dias do termo ou do cumprimento de notificação comunicando o intento de retomada; e

 

. contrato sem garantia, por não ter sido contratada ou em caso de extinção ou pedido de exoneração dela, com falta de pagamento de aluguel e acessórios da locação no vencimento.

 

· Condomínios

O síndico terá poderes para restringir o uso de áreas comuns e limitar ou proibir a realização de reuniões, festas e o uso do estacionamento por terceiros. Não se aplicam as restrições para atendimento médico, obras de natureza estrutural e de benfeitorias necessárias.

 

Até 30 de Outubro de 2020, a assembleia condominial poderá ocorrer por meio virtual, inclusive para a votação das contas, possível destituição do síndico e mesmo sua eleição.

 

Caso a nova eleição não seja possível, o mandato vencido de síndico a partir de 20 de Março de 2020 será prorrogado até 30 de Outubro de 2020.

 

· Prescrição

Os prazos prescricionais estarão impedidos ou suspensos, conforme o caso, a partir da vigência da lei até 30 de Outubro de 2020.

 

· Proteção de dados

Quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18), que regulamenta o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por empresas públicas e privadas, apenas a aplicação das penalidades pelo descumprimento ficará suspensa, podendo ocorrer somente a partir de 1º de Agosto de 2021. De qualquer forma, a Medida Provisória 959/20 adia a vigência de todos os artigos da LGPD para 3 de Maio de 2021.

 

ZOCCOLI SOCIEDADE DE ADVOGADOS

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados